Quem somos?

Somos 5 professoras da Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí que se reuniram com o mesmo objetivo: pensar uma forma de dar visibilidade as mulheres na História da Filosofia. 

Conheça um pouquinho de cada uma de nós!

 

Adriana Alves de Lima Lopes

Doutoranda em Filosofia (2016). Mestre em Filosofia (2007) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Especialista em Estudos Clássicos (2009) Universidade Federal do Ceará UFC, Possui Graduação em Filosofia (2006) pela Universidade Federal do Ceará UFC. Sócia da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos SBEC. Tem experiência na área de Filosofia atuando na linha de pesquisa: conhecimento e linguagem, com ênfase nos seguintes tópicos: Filosofia antiga e educação; ensino de filosofia, teoria do conhecimento.Atualmente é Professora Assistente III da Universidade Estadual do Piauí.

Edna Maria Magalhães do Nascimento

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-doutorado em Filosofia, na área de epistemologia contemporânea, realizado na Universidade de Navarra- Espanha(2016/2017). Atualmente é professora Associada I, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE. É professora dos seguintes programas de pós graduação da Universidade Federal do Piauí: Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Programa de Mestrado Profissional em Filosofia. É coordenadora do NEFI - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA UFPI e Sub Coordenadora do NEFEP - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRAGMATISMO.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino e filosofia, filosofia, pragmatismo, neopragmatismo. Desenvolve pesquisa e publica sobre temas que envolve a discussão do naturalismo filosófico, empirismo radical, pragmatismo clássico( Peirce, James e Dewey), neopragmatismo (Richard Rorty) e autores linguísticos como Wittgenstein e Quine. Desenvolve pesquisas sobre a recepção do pragmatismo no Brasil, sobretudo em autores como Anísio Teixeira e Paulo Freire.

Roberta Liana Damasceno Costa 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior - FVJ(2015).Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2013).Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2005).Membro( bolsista) do Programa de Cooperação Acadêmica PROCAD- UFMG/UFC/UFRN realizando missão de estudos no período de Ago/2011 a Dez/2011 na UFMG desenvolvendo pesquisa na linha Filosofia Antiga.Membro (bolsista)do Programa de Cooperação Acadêmica - PROCAD UFC/ PUCRS realizando no período de Ago/2010 a Fev/2011 missão de Estudos na PUCRS realizando pesquisa na temática: Sujeito e Liberdade na Filosofia Moderna Alemã.Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia da Educação , Ensino de Filosofia, Filosofia Política e Ética nos seguintes temas: biopolítica, teorias do poder,teorias do estado, governamentalidade,neoliberalismo, gênero, ética e liberdade.Colaborou como professora-pesquisadora no Grupo de Estudos Foucaultianos da UECE e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Foucaultianos -LAPEF/UECE(2012-2014). Coordenou a Pesquisa e Produção Científica da Faculdade do Vale do Jaguaribe- FVJ e Núcleo de Estudos e Pesquisas - NEP. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa COEPE-FVJ no período de 10/2013 a 03/2015.Atualmente é Professora Temporária do Curso de Filosofia da UESPI e Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pensamento Político Contemporâneo - GEPOC/UESPI vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Política, História , Identidade e Cultura-LAPHIC do Curso de Licenciatura em História da UESPI- Campus Parnaíba.

Solange Aparecida de Campos Costa 

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestrado em Letras (Área de Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutorado em Filosofia (Área de Metafísica) pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professora Adjunto III da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Parnaíba e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL/UFPI), na linha de pesquisa: Linguagem, Conhecimento e Mundo. É coordenadora do Curso de Pós-graduação (especialização) lato sensu em Educação, Ética e Política da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atua como membro do Comitê Interno de Pesquisa e Inovação Tecnológica CIPIT/UESPI, na área de Ciências Humanas. É membro do Banco de Avaliadores (Basis) do INEP/MEC desde 2018 e atua como avaliadora Ad hoc para cursos de graduação em filosofia (presencial e EaD). Trabalha com os seguintes temas: Interfaces entre Filosofia e Literatura. Tragédia grega. Estética e filosofia da arte em Rancière, Didi-Huberman e Danto. Fenomenologia e ontologia da obra de arte em Merleau-Ponty, Nietzsche e Heidegger. Linguagem e poesia em Hölderlin.


Sorainy de Oliveira Mangueira

Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e mestrado em Filosofia (Ufpb) pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professora assistente i da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: conexionismo, ciências cognitivas, filosofia da mente, incompletude; consistência; número de gödel e sintaxe; semântica; linguagens formais. 

Curso de Filosofia. Universidade Estadual do Piauí
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora